Anuncio

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Anta

Anta
Geralmente a palavra Anta é usada para menosprezar uma pessoa burra, a típica tapada. Mas não se deixe enganar pelo costume e pense que as Antas são animais limitados intelectualmente. Por incrível que pareça esses animais estão entre os mais inteligentes da Terra.
O mamífero que pode ser encontrado na América do Sul, possui parentes próximos nos continentes africano e asiático. Podendo pesar até 300 Kg, ela é o maior mamífero do Brasil, mas perde em tamanho para as espécies da África e da Ásia.
Considerada a grande "jardineira" da floresta, ela tem a capacidade de disseminar sementes por longas distancias através das fezes.
Sua anatomia é bem característica. Possui uma tromba flexível que pende de seu corpo. Ela possui pelos e tem a função de sentir cheiros e a umidade do ambiente. A anta possui ainda três dedos nos pés traseiros e um adicional nos dianteiros, só que bem menor.
É muito comum encontrar uma anta se banhando num rio. Esses animais fazem isso para se livrarem dos insetos, motivo pelo qual escolhem regiões de florestas úmidas próximas a lagoas.
Sua alimentação é composta basicamente por folhas, frutos, brotos, ramos, plantas aquáticas, grama e pasto. Seus hábitos são noturnos o que faz com que ela se esconda durante o dia. Algumas antas geralmente são encontradas em plantações.
Os mamíferos são vistos acompanhados somente no período de reprodução. Logo após o acasalamento o casal se separa e a fêmea se encarrega da amamentação. A gestação dura até 439 dias e dela nasce apenas um filhote.
Quanto a capacidade intelectual, há relatos de antas domesticadas que conseguiam até mesmo abrir maçanetas de portas. Isso mesmo, elas possuem alta capacidade de aprendizagem e são bem espertas.


       

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário