Aardvark
Aposto que você nunca ouviu falar dos aardvark (juro que até ao momento deste artigo, nem eu!). No mundo inteiro existem apenas 90 destes a viverem em cativeiro.
O Aardvark (Orycteropus afer) também chamado de porco-da-terra ou porco-formigueiro é um estranho mamífero africano e é o único representante vivo da ordem Tubulidentata, da família Orycteropodidae e do seu gênero. E apesar de apresentar pequenas semelhanças com um porco, nada tem haver com ele. Distribui-se por todas as planícies e savanas do sul de África, tendo preferência por solos arenosos aos rochosos onde é difícil de cavar.
É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg e medir entre 140 a 220 cm. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. A língua, vermiforme, tem uma superfície pegajosa e pode chegar a ter 30 centímetros. Consomem essencialmente térmitas e formigas, contudo ocasionalmente comem outros insetos, pequenos roedores e frutos. De modo a conseguirem alimentarem-se destes insetos e como proteção contra predadores, estes mamíferos desenvolveram uma excelente capacidade para escavar buracos e túneis no subsolo, podendo enterrar-se completamente no solo em menos de 1 min e escavar tocas com até 3 m de comprimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário