Anuncio

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Hiena

Hiena
 A hiena (Crocuta crocuta) é um animal mamífero, carnívoro, da família Hyaenidae. Adulta, uma hiena mede 1,5m de comprimento, com 80 cm de altura e 70 kg de peso. Seu modo de andar é esquisito, manquejante, pois suas patas traseiras são mais curtas que as patas dianteiras. Sua pelagem tem cor castanha escura. Não é um animal dos mais rápidos, em corrida não consegue ultrapassar os 60 km/h. É capaz de emitir um grito áspero, parecido com uma gargalhada, que os antigos acreditavam ser de um homem mau, que colocava armadilhas para capturar os viajantes. Seus hábitos são noturnos, embora possa desenvolver atividades durante o dia.
 Porém, a hiena é mais conhecida por ser necrófaga, ou seja, por se alimentar das carcaças e dos ossos de animais, restos de outros predadores. Habita o Oeste da Ásia e principalmente as savanas da África. Excelente caçadora, com uma mordida poderosa, a hiena se alimenta de búfalos, zebras, gnus e até de filhotes de girafa, entre outros. Atacam geralmente em grupo, com mais eficiência que alguns felinos.
 Esse animal desempenha um papel importante, necessário na cadeia alimentar, pois ao se alimentar dos restos de outros predadores, evita que esse material contamine as águas e que cause o aparecimento de doenças em outros animais ou em habitantes da região.





                                                         

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Raposa

Raposa 

Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae

Informações e características:


  • A raposa é um mamífero carnívoro (alimentação baseada basicamente de carne de outros animais). Alimenta-se, principalmente, de pequenos roedores, coelhos, peixes, ovos, frutos e insetos.
  • Os habitats das raposas são regiões de clima temperado. Podemos encontrar este animal na América do Norte, Eurásia, Austrália, norte da Europa e norte da África. Escolhem locais para viver em que podem encontrar alimentação em grande quantidade.

  • A maioria das espécies possui focinho fino, orelhas pontudas, cauda peluda e olhos pequenos e triangulares.

  • Uma raposa saudável vive, em média, 10 anos de idade.
  • Guardam os alimentos em diversos esconderijos.

  • As principais espécies são: raposa-das-estepes, raposa-vermelha (mais conhecida), raposa-do-ártico, raposa-cinzenta, raposa-orelhuda, raposa-do-campo e raposa-das-ilhas.
  • Possuem pelos densos e macios, que cobrem todo o corpo.

  • Possuem hábitos de vida crepusculares e noturnos (quando saem para caçar e reproduzir).

  • Assim como os cães, desenvolveram um faro bastante apurado.

  • Entre dezembro e março é o período de reprodução das raposas. A gestação dura entre 51 e 53 dias. Cada fêmea dá a luz de 2 a 5 filhotes por gestação. O macho e a fêmea cuidam dos filhotes.
  • Uma raposa adulta costuma pesar de 6 a 10 quilos (macho). As fêmeas pesam um pouco menos (de 4 a 8 quilos).






                                                                                   

Chacal

Chacal
 Parecido com a raposa, o chacal é um animal da família do cão. À noite, os chacais uivam para se comunicar entre si. O uivo pode ser bastante cansativo para as pessoas — o som lembra um grito alto ou uma sirene.
 Existem três espécies, ou tipos, de chacal. O chacal-dourado vive do leste da Europa e do norte da África até o sul da Ásia. O chacal-de-dorso-preto e o chacal-listrado vivem no sul e no leste da África. Os chacais vivem em espaços abertos como as savanas.
 O chacal adulto tem cerca de 1 metro de comprimento, incluindo o rabo, e pesa entre 7 e 11 quilos. A cor do pelo depende da espécie. A do chacal-dourado vai do amarelo ao dourado-claro. O chacal-de-dorso-preto é vermelho-ferrugem. O chacal-listrado é acinzentado, com a ponta do rabo branca e uma listra em cada lado do corpo.
 Os chacais vivem sozinhos, em pares ou em grupos chamados matilhas. Escondem-se durante o dia e quando escurece saem para caçar. Comem pequenos animais e plantas. Quando caçam em matilhas, podem pegar animais tão grandes quanto uma ovelha ou um antílope.         Também seguem os leões que estão caçando. Depois que os leões terminam de comer e vão embora, os chacais entram em cena e comem as sobras que ficaram.